O CURSO
A atividade de inteligência pode ser genericamente entendida como a prática de ações especializadas para obtenção e análise de dados, produção e proteção de conhecimentos, voltada para assegurar ao poder decisório o conhecimento prévio e oportuno, além de confiável, de assuntos relacionados aos seus respectivos interesses. Dessa conceituação, extraída da interpretação apresentada pelos órgãos de Inteligência atuantes no Brasil, se depreende a possibilidade de aplicação da Inteligência em diversas atividades humanas.
Entender a atividade de Inteligência em suas diversas matizes é o objetivo central desta Pós-Graduação, promovida pelo IERBB/MPRJ. A partir do estudo detalhado de seus ramos, Inteligência e Contra-inteligência, além de seu viés operacional, a especialização vai preparar profissionais para ao manuseio das ferramentas de Inteligência voltados à produção de conhecimento em organizações.
O princípio norteador do curso será a multidisciplinariedade, com foco na abordagem ampla da atividade de Inteligência, nas mais diversas organizações e atividades humanas, visto ser imprescindível aos agentes políticos uma formação que contemple diversas dimensões, com abordagem nas áreas das ciências jurídicas e policiais, antropologia, administração pública, pedagogia e sociologia política.
O curso será dividido em três módulos. O primeiro vai fomentar a discussão acerca da formação de um gestor e noções iniciais da implementação de políticas, amparado nos fundamentos da atividade de inteligência, construindo os alicerces para que sejamos capazes de pensar a atividade de Inteligência de maneira mais ampla.
O segundo módulo será relacionado às funções e atribuições dos Profissionais de Inteligência, nomeadamente a estruturação de um órgão voltado ao exercício da atividade, seu regular funcionamento e as peculiaridades que o cercam, perpassando, por certo, pela sua adequada gestão.
Por fim, o terceiro módulo abordará questões primordiais acerca da Intervenção e Interação dos Profissionais de Inteligência, momento em que as peculiaridades da Atividade de Inteligência serão abordadas, incluindo a sua interdisciplinaridade, tão necessária ao seu regular funcionamento.